Relato de viagem visitando projetos socioambientais na América Latina, com foco em ecossistemas de montanha e percepção dos moradores sobre a crise do clima. O percurso inclui o planejamento, outras viagens, estradas de asfalto, de terra, trilhas, sonhos, pensamentos e caminhos do coração. / Relato de viaje visitando proyectos socioambientais en América Latina, con mirada en los ecosistemas de montaña y la percepción de la gente sobre la crisis del clima. Incluye el planeamiento, otros viajes…

sexta-feira, 1 de maio de 2009

10. Sobre duas rodas

Fiz muitas viagens sobre duas rodas. Primeiro as pedaladas fujonas de adolescente, ousando a travessia de túneis e descobrindo como os bairros da Zona Sul do Rio estão todos muito perto. Depois quase profissional, competindo em ciclismo de estrada, com momentos especiais, como a travessia da ponte Rio-Niterói, Rio-Angra, Rio-Cabo Frio e os muitos treinos ao amanhecer, na cidade deserta e silenciosa, por São Conrado, Barra, Recreio, Paineiras... Mas sensação de viagem mesmo foi pegar a Dutra de bicicleta sozinho, da Rural até a Serrinha, em 1979, em deliciosas 5 horas sem parada. As rodas fazem o mundo pequeno.

No Chile eu tinha uma Honda 125. Pequena e rápida, quase um milagre! Lembro de estar numa estrada rumo ao sul com nuvens negras no horizonte, a dúvida me atazanando e mandando voltar... Mas segui em frente e o tempo abriu, se curvando à minha convicção.

Viajar de moto é mágico. O contato com os elementos é muito intenso e o corpo inteiro sente o estar viajando. Uma das travessias mais importantes foi rumo a Santo Antônio, para lá de Mauá, no sítio de amigos, onde conheci um viver alternativo mais rural e próximo da realidade da roça, junto com minha companheira. Engraçado foi a chegada. Depois de quase 70 km sem imprevistos por estradas tortuosas, finalmente chegamos. Parei a moto (alta, XL 350) no centro da estrada, acenando para os amigos que tentavam descobrir quem estava dentro do capacete, mas não vi que era o ponto mais elevado da estrada e simplesmente meus pés não alcançaram o chão. Tombo, risos e abraços! Aí já era 1990, mais ou menos, e eu começava a me aprofundar no universo montanhoso da Mantiqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário