Relato de viagem visitando projetos socioambientais na América Latina, com foco em ecossistemas de montanha e percepção dos moradores sobre a crise do clima. O percurso inclui o planejamento, outras viagens, estradas de asfalto, de terra, trilhas, sonhos, pensamentos e caminhos do coração. / Relato de viaje visitando proyectos socioambientais en América Latina, con mirada en los ecosistemas de montaña y la percepción de la gente sobre la crisis del clima. Incluye el planeamiento, otros viajes…

sexta-feira, 17 de abril de 2009

8. De mala e cuia

Finalmente em julho de 83, com 23 anos, fiz a viagem decisiva, deixando Copacabana e me mudando para a Serrinha. Foi quase uma epopéia, com todos os testes de conviccção que a empreitada merecia. O apiário já estava instalado e eu me sentindo pronto para uma vida nova, tendo a apicultura e o sítio da família como lastros de sobrevivência. O ano de trabalho na Coonatura foi fundamental na decisão. Adeus minha cidade, pode me chamar de refugiado ambiental. Chega de calor, engarrafamento, barulho, multidão, indiferença.

Amigos me acompanharam na mudança. Saímos à tarde, eu de moto (uma pequena, pesada e simpática Harley Davidson 125) e eles de carro, uma Variant. Paramos no Belvedere, no início da serra, para abastecer. Eles prosseguiram animados e eu... Senti a moto enfraquecer e parar ali mesmo. Consegui carona até a Seropédica, onde tinha mecânicos conhecidos dos tempos da Universidade Rural. Rebocamos a moto, que lá ficou para retificar o motor. Já de noite, retornei ao posto e pedi carona, decidido a chegar e completar a mudança, mesmo que fosse a pé.

Horas depois, quase madrugada, estava na entrada de Penedo. Dali caminhei cerca de 12 quilômetros até a casa onde me esperavam, aflitos (não havia telefone, muito menos celular). Cheguei embalado nas cores e sons do amanhecer, cansado, mas feliz por ter chegado apesar dos imprevistos. Fingia não saber, mas sabia que a vida mal estava começando e os maiores desafios logo viriam.

2 comentários:

  1. Oi Luis,
    Realmente é extraordinário viajar, conhecer novos lugares,culturas e principalmente gente.Penso que as diferenças nos fazem melhores.Quando viajo para minha tribo percebo o quanto é bom voltar as origens e me tornar parte.Parabéns pela beleza do seu trabalho.bjs Tupinambas.Valéria.

    ResponderExcluir
  2. As viagens por aí, na verdade são viagens para dentro de nós mesmos... enquanto totalidade... Onde compartilhamos momentos da nossa existência com as nuances de outras existências... que na verdade são aspectos de nós mesmos... Ih agora viajei mesmo, pra dentro, pra fora... enfim... Agradeço por estar junto contigo nessa bela viagem que é viver... Beijo encantado Lu

    ResponderExcluir